Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 2° Festival da Mangaba e 1° Intercâmbio das mulheres agroextravistas da APA Cantão e Jalapão
Início do conteúdo da página
2º festival da Mangaba

2° Festival da Mangaba e 1° Intercâmbio das mulheres agroextravistas da APA Cantão e Jalapão

  • Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2022, 18h45
  • Última atualização em Segunda, 14 de Novembro de 2022, 18h45
imagem sem descrição.

O 2° Festival da Mangaba e 1° Intercâmbio das mulheres agroextravistas da APA Cantão e Jalapão é uma realização da Associação das Mulheres Agroextrativistas da APA Cantão, AMA Cantão, Prefeituras Municipais de Marianópolis do Tocantins, Araguacema, Caseara, Divinópolis e Abreulândia, Pium, Ruraltins, Sebrae, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO), Articulafito/Fiocruz/MAPA.

IMG 4731O Evento contou com o apoio do Naturatins, Câmaras Municipais, Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios participantes e da Associação do P.A. Piracema.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Marianópolis do Tocantins, representada pelo sub-secretário, Adailton Pereira, Secretaria municipal de Assistência Social de Marianópolis do Tocantins, representa pela Coordenadora do CRAS Lindalva Firmo e Coordenador/Gestor do Cadastro Único e Auxílio Brasil, Tiago Sousa, deram total apoio para a realização do evento.

O 2° Festival da Mangaba teve também a participação das agroextrativistas dos municípios do "Jalapão, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins".

Durante o festival foi realizado a comercialização de derivados da mangaba e outros frutos do cerrado Tocantinense, bem como farinha de jatobá, açafrão, urucum, bacaba, buriti. Também foram ministradas palestras sobre cadeias de valor e Visão de futuro - Marta Barbosa-Seagro/Articulafito e capacitação para as mulheres participantes como, educação financeira e outros temas. Teve-se também apresentação das ações que são desenvolvidas pelo CRAS, Cadastrado Único Auxílio Brasil, e a participação dos fanfarritmu's e das crianças com dança de balé e peça teatral

O objetivo do Festival é promover e garantir a sustentabilidade das mulheres agroextrativista da APA Cantão e Jalapão, capacitando-as em organização social e produtiva, divulgando os diversos produtos da socio biodiversidade do cerrado por meio das exposições e comercialização dos produtos.

A Primeira-dama e secretária de Assistência Social, Idalina Diniz, destacou as preciosidades do cerrado, “nosso cerrado é muito amplo, e nós estamos vendo os frutos e a parte financeira que essas mulheres estão recebendo com o extrativismo na região, estou muito feliz por fazer parte dessa história, tanto do Jalapão quanto do Cantão.

IMG 5070A participação das prefeituras no evento é fundamental para sua realização, por isso sempre estão apoiando e incentivando nós em um "conjunto todas que fazem a coisa acontecer”, destacou uma das expositoras, a senhora Raquel Pinheiro, moradora de Ponte Alta do Tocantins, no Jalapão.

O intercâmbio e uma troca de experiência, um aprendizado, isso é muito importante para quem vive em outra região.

Para a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa, o evento correspondeu às expectativas, pois de fato promoveu e garantiu a sustentabilidade das mulheres agroextrativistas Tocantinenses. “E ainda, todas saíram com mais conhecimento, foi de excelências as capacitações ministradas, as de organização social, associativismo e cooperativismo, Crédito e finanças, Comunicação e Marketing, Processamentos de Frutos do Cerado e as palestras sobre Cadeia de valor, Cadastro único, Administração e Empreendedorismo. Enfim foram divulgados os produtos da socio biodiversidade (mangaba, jatobá, bacaba, macaúba, cagaita, buriti) nas exposições e comercialização, garantindo a geração de renda e troca de experiências entre as agroextrativistas”.

É para abrilhantar e fechar com chave de ouro, o Concurso Gastronômico foi um sucesso com a participação de cinco mulheres inscritas. Onde o primeiro lugar ficou com a Agroextrativista de Ponte alta do Jalapão, Heliette da Associação das Mulheres Unidas do Assentamento Santo Onofre e Santa Tereza, onde apresentou os brigadeiros de mangaba com baru.

O Segundo lugar, ficou para o P.A Piracema de Marianópolis, em que a agricultora Gabriela Rocha nos brindou com uma pizza maravilhosa com mangaba.

É o terceiro lugar foi para Caseara, uma trufa deliciosa de mangaba com cupulate da agroextrativista Ldejane Lopes.

O Quarto lugar foi o bombom de mangaba da Dona Socorro de Divinópolis do P.A Palmeirinha.

Desde já queremos convidar a todos para o 3° Festival da mangaba de Marianópolis do Tocantins, onde teremos a participação das Agroextravistas do pico do Papagaio, juntamente com as do Japão.

IMG 4717 IMG 4718

IMG 4722 IMG 4723

IMG 4726 IMG 4727

IMG 4730 IMG 4733

IMG 4741 IMG 4743

IMG 4784 IMG 4795

IMG 4851 IMG 4881

IMG 5021 IMG 5040

IMG 5060 IMG 5120

IMG 5162 IMG 5176

IMG 5225 IMG 5235

registrado em:
Fim do conteúdo da página