Página inicial > Últimas Notícias > 2° Festival da Mangaba e 1° Intercâmbio das mulheres agroextravistas da APA Cantão e Jalapão
2º festival da Mangaba

• Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2022, 18h45
  • Última atualização em Segunda, 14 de Novembro de 2022, 18h45

O 2° Festival da Mangaba e 1° Intercâmbio das mulheres agroextravistas da APA Cantão e Jalapão é uma realização da Associação das Mulheres Agroextrativistas da APA Cantão, AMA Cantão, Prefeituras Municipais de Marianópolis do Tocantins, Araguacema, Caseara, Divinópolis e Abreulândia, Pium, Ruraltins, Sebrae, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO), Articulafito/Fiocruz/MAPA.

IMG 4731O Evento contou com o apoio do Naturatins, Câmaras Municipais, Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios participantes e da Associação do P.A. Piracema.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Marianópolis do Tocantins, representada pelo sub-secretário, Adailton Pereira, Secretaria municipal de Assistência Social de Marianópolis do Tocantins, representa pela Coordenadora do CRAS Lindalva Firmo e Coordenador/Gestor do Cadastro Único e Auxílio Brasil, Tiago Sousa, deram total apoio para a realização do evento.

O 2° Festival da Mangaba teve também a participação das agroextrativistas dos municípios do "Jalapão, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins".

Durante o festival foi realizado a comercialização de derivados da mangaba e outros frutos do cerrado Tocantinense, bem como farinha de jatobá, açafrão, urucum, bacaba, buriti. Também foram ministradas palestras sobre cadeias de valor e Visão de futuro - Marta Barbosa-Seagro/Articulafito e capacitação para as mulheres participantes como, educação financeira e outros temas. Teve-se também apresentação das ações que são desenvolvidas pelo CRAS, Cadastrado Único Auxílio Brasil, e a participação dos fanfarritmu's e das crianças com dança de balé e peça teatral

O objetivo do Festival é promover e garantir a sustentabilidade das mulheres agroextrativista da APA Cantão e Jalapão, capacitando-as em organização social e produtiva, divulgando os diversos produtos da socio biodiversidade do cerrado por meio das exposições e comercialização dos produtos.

A Primeira-dama e secretária de Assistência Social, Idalina Diniz, destacou as preciosidades do cerrado, “nosso cerrado é muito amplo, e nós estamos vendo os frutos e a parte financeira que essas mulheres estão recebendo com o extrativismo na região, estou muito feliz por fazer parte dessa história, tanto do Jalapão quanto do Cantão.

IMG 5070A participação das prefeituras no evento é fundamental para sua realização, por isso sempre estão apoiando e incentivando nós em um "conjunto todas que fazem a coisa acontecer”, destacou uma das expositoras, a senhora Raquel Pinheiro, moradora de Ponte Alta do Tocantins, no Jalapão.

O intercâmbio e uma troca de experiência, um aprendizado, isso é muito importante para quem vive em outra região.

Para a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa, o evento correspondeu às expectativas, pois de fato promoveu e garantiu a sustentabilidade das mulheres agroextrativistas Tocantinenses. “E ainda, todas saíram com mais conhecimento, foi de excelências as capacitações ministradas, as de organização social, associativismo e cooperativismo, Crédito e finanças, Comunicação e Marketing, Processamentos de Frutos do Cerado e as palestras sobre Cadeia de valor, Cadastro único, Administração e Empreendedorismo. Enfim foram divulgados os produtos da socio biodiversidade (mangaba, jatobá, bacaba, macaúba, cagaita, buriti) nas exposições e comercialização, garantindo a geração de renda e troca de experiências entre as agroextrativistas”.

É para abrilhantar e fechar com chave de ouro, o Concurso Gastronômico foi um sucesso com a participação de cinco mulheres inscritas. Onde o primeiro lugar ficou com a Agroextrativista de Ponte alta do Jalapão, Heliette da Associação das Mulheres Unidas do Assentamento Santo Onofre e Santa Tereza, onde apresentou os brigadeiros de mangaba com baru.

O Segundo lugar, ficou para o P.A Piracema de Marianópolis, em que a agricultora Gabriela Rocha nos brindou com uma pizza maravilhosa com mangaba.

É o terceiro lugar foi para Caseara, uma trufa deliciosa de mangaba com cupulate da agroextrativista Ldejane Lopes.

O Quarto lugar foi o bombom de mangaba da Dona Socorro de Divinópolis do P.A Palmeirinha.

Desde já queremos convidar a todos para o 3° Festival da mangaba de Marianópolis do Tocantins, onde teremos a participação das Agroextravistas do pico do Papagaio, juntamente com as do Japão.

IMG 4717 IMG 4718

IMG 4722 IMG 4723