Página inicial > Últimas Notícias > Rede de Ensino de Marianópolis do Tocantins promove formação para professores da Educação Infantil
educação

• Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 19h13
  • Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 19h14

No último dia 18 de maio, a Rede do Sistema de Ensino da Educação de Marianópolis do Tocantins promoveu uma importante formação para os professores da Educação Infantil do município. O evento, realizado na Creche Municipal Irmã Maria Elmara, reuniu todos os educadores dessa etapa de ensino e abordou temas fundamentais para o desenvolvimento dos alunos.

A formação faz parte do programa EducaTO, que faz parte da Rede de Colaboração do Tocantins, e está no Módulo III. O objetivo principal foi discutir e aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento oral da escrita e práticas avaliativas humanizadoras, a periodização da escrita e o desenvolvimento do grafismo infantil.

not. 23 5

Durante o evento, os professores tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, refletir sobre suas práticas pedagógicas e discutir estratégias para promover o desenvolvimento da escrita nas crianças de forma adequada e estimulante. Além disso, foram apresentadas sequências didáticas para a tabulação do diagnóstico das turmas da Educação Infantil.

Essa tabulação do diagnóstico é de extrema importância, pois permitirá aos educadores ter um melhor acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil da Rede do Sistema Municipal de Ensino do município de Marianópolis do Tocantins.

A abordagem humanizadora das práticas avaliativas busca valorizar o processo de aprendizagem, considerando as particularidades de cada criança. Com a periodização da escrita e o desenvolvimento do grafismo infantil, os professores serão capazes de compreender melhor as etapas do desenvolvimento da escrita nas crianças pequenas, possibilitando uma intervenção pedagógica mais eficaz e adequada às necessidades de cada aluno.

not. 23 5 2

A formação contou com a presença de todos os professores da Educação Infantil do município, demonstrando o engajamento e comprometimento desses profissionais com a melhoria contínua da qualidade da educação oferecida em Marianópolis do Tocantins.

O evento foi um momento de troca de conhecimentos, reflexões e planejamentos, visando aprimorar as práticas pedagógicas e promover um ensino de qualidade na Educação Infantil. A formação contribuirá significativamente para o desenvolvimento dos alunos, estimulando o gosto pela leitura e escrita desde os primeiros anos de vida.

Com a conclusão dessa formação, espera-se que os professores estejam ainda mais preparados para atender às necessidades das crianças, promovendo um ambiente educativo acolhedor, estimulante e que valorize o potencial de cada aluno.

A Rede do Sistema de Ensino da Educação de Marianópolis do Tocantins reafirma o compromisso com a excelência educacional e com o desenvolvimento integral das crianças, buscando sempre aprimorar a formação dos profissionais envolvidos.