Página inicial > Últimas Notícias > XXI ExpoAgro de Marianópolis capacita pequenos empreendimentos rurais em parceria com o SEBRAE-TO
capacitação

Palestras promovem conhecimento e orientações estratégicas para produtores e empresários locais

• Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 19h16
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 19h16

No dia 14/06, a XXI ExpoAgro de Marianópolis do Tocantins deu início às suas atividades, e um dos destaques do evento foi a capacitação oferecida pelo SEBRAE-TO em parceria com o Sindicato Rural de Marianópolis e as Secretarias Municipais. A iniciativa visou fornecer conhecimento e informações fundamentais para os pequenos empreendimentos rurais da região, possibilitando aprimorar a gestão de seus negócios.

Com o intuito de abordar temas relevantes para o segmento do agronegócio, o SEBRAE-TO, por meio da Regional Vale do Araguaia/Agência Paraíso, trouxe palestras que forneceram orientações estratégicas para os empresários, produtores e aqueles que almejam ingressar no mundo empresarial.

Uma das palestras proferidas foi sobre "Boas Práticas de Manipulação de Alimento e Rotulagem", ministrada pela engenheira de alimentos Viviane Andriele. Durante a apresentação, os produtores e empresários receberam orientações valiosas sobre a importância de manipular seus alimentos adequadamente, seguindo as normas da ANVISA/Vigilância Sanitária. Esse cuidado contribui para a comercialização legal e transparente dos produtos no mercado.

Outro tema abordado foi "Posicionamento da Marca e Embalagem de Produtos no Mercado", também apresentado por Viviane Andriele. O objetivo dessa palestra foi despertar nos empresários a importância de investir no desenvolvimento de suas marcas e buscar inovações nas embalagens dos produtos. Essas estratégias agregam valor aos produtos, gerando melhores resultados, lucratividade e competitividade no mercado.

A terceira palestra, intitulada "Gestão para os Pequenos Empreendimentos Rurais", foi conduzida pelo analista do SEBRAE-TO, Fábio Cruz. Seu objetivo foi orientar os produtores sobre a importância de organizar e legalizar suas atividades para acessar programas governamentais, assim como instituições financeiras e entidades de apoio, como SENAR, SEBRAE, SENAI, entre outras. Além disso, foram fornecidas orientações sobre a implementação de ferramentas financeiras e a realização de um bom planejamento, visando uma gestão mais eficiente e eficaz, resultando em melhor organização, controle e desenvolvimento das atividades.