Página inicial > Últimas Notícias > Capoeira: Arte e Cultura na Educação de Marianópolis do Tocantins
cultura e educação

Capoeira: Arte e Cultura na Educação de Marianópolis do Tocantins

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove aulas de capoeira para fortalecer vínculos e enriquecer o repertório cultural dos alunos locais.

• Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 18h22
  • Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 18h22

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Marianópolis do Tocantins realizou uma iniciativa inovadora no último dia 06 de outubro, trazendo o instrutor Wiliam Dias, também conhecido como "Negão", do Instituto Bambara Mestre Lobão, para ministrar aulas de capoeira. O evento reuniu alunos da Escola Municipal Amazilio de Souza Ribeiro e do Colégio Estadual David Barbosa Rolins, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

not. dest. 09 10

O principal objetivo dessa ação é fortalecer a participação dos alunos nas atividades escolares, oferecendo-lhes a oportunidade de se envolverem em uma prática que vai além do esporte, sendo também uma manifestação cultural brasileira rica e reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural do país.

A capoeira, em suas diversas formas, abrange elementos que vão muito além de uma simples atividade esportiva. Ela se apresenta como arte, filosofia de roda, terapia, arte marcial, esporte, dança, lazer, entre outros. Essa diversidade permite que os alunos tenham contato com uma gama de conhecimentos e experiências enriquecedoras para o seu desenvolvimento pessoal e cultural.

O instrutor Wiliam Dias, com vasta experiência na capoeira, enfatiza que essa prática vai além do físico, ensinando valores como respeito, disciplina e solidariedade, além de conectar os jovens com suas raízes culturais. "A capoeira é uma forma de resgatar nossa história e nossa identidade como brasileiros. Além disso, é uma excelente ferramenta para promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos alunos", destacou o instrutor.

dest. 09 10

Os participantes das aulas de capoeira estão entusiasmados com a oportunidade de aprender e se envolver em uma atividade tão rica culturalmente. Um aluno da Escola Municipal Amazilio de Souza Ribeiro, compartilhou sua empolgação: "Nunca tinha praticado capoeira antes, e estou adorando. É divertido e aprendemos muito sobre nossa história também."

Essa iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Marianópolis do Tocantins destaca a importância de integrar a cultura popular brasileira nas atividades educacionais, enriquecendo o repertório cultural dos alunos e fortalecendo os laços comunitários. A capoeira, mais do que um esporte, é uma ferramenta poderosa para promover a educação integral e a cidadania.