Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Grupo Capoeira Bambara de Marianópolis do Tocantins Brilham em Evento em Palmas
Início do conteúdo da página
cultura

Alunos do Grupo Capoeira Bambara de Marianópolis do Tocantins Brilham em Evento em Palmas

Expressão cultural e musical marcaram a participação do grupo, liderado pelo mestre Lobão, em evento de capoeira na capital tocantinense.

  • Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 18h34
  • Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 18h34

O cenário da capoeira ganhou destaque em Palmas, capital do Tocantins, com a presença marcante dos alunos do Grupo Capoeira Bambara, provenientes de Marianópolis do Tocantins. Sob a liderança do mestre Lobão, o grupo participou de um evento que reuniu diversos mestres de capoeira do estado, destacando-se não apenas pela destreza na arte-marcial, mas também pela expressão cultural e musical que permeou todo o encontro.

des 07 12

O evento, que contou com a presença de vários mestres de capoeira do Tocantins, proporcionou aos participantes uma experiência única. Cada mestre montou sua própria bateria, apresentando músicas de capoeira que refletiam a identidade e a essência de seus grupos. Uma apresentação inédita, composta por músicas de autoria própria, abrilhetou o evento, enchendo o local de energia e vitalidade.

Na tradicional roda de capoeira, os mestres do Grupo Capoeira Bambara não apenas se apresentaram com maestria, mas também proporcionaram aos alunos mais jovens a oportunidade de participar ativamente. Cada mestre entrou na roda acompanhado pelos alunos menores, que competiram de acordo com suas categorias, exibindo a diversidade de habilidades presentes no grupo.

2

A Capoeira, expressão cultural brasileira que combina arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música, foi o fio condutor desse evento memorável. Além de demonstrar habilidades físicas e técnicas, a capoeira constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e alunos, sendo transmitida de forma oral e gestual nas ruas e academias.

O Grupo Capoeira Bambara, sob a liderança carismática do mestre Lobão, não apenas representou com maestria a cidade de Marianópolis do Tocantins, mas também contribuiu para enriquecer a rica tapeçaria cultural da capoeira no estado. A participação ativa no evento em Palmas demonstrou não apenas a habilidade técnica do grupo, mas também o compromisso em preservar e difundir a riqueza cultural da capoeira brasileira.

3

registrado em:
Fim do conteúdo da página